quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


Lula deixa hospital após primeira sessão de radioterapia


Nova fase do tratamento, com radiação no tumor, deverá durar 6 semanas.
Ex-presidente também recebe dose complementar de medicamentos.


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deixou, por volta das 16h50 desta quarta-feira (4), o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou pela primeira sessão de radioterapia, na segunda fase do tratamento contra o câncer na laringe.
Lula com os médicos João Luis Fernandes e Samir Hanna do hospital Sírio-Libanês no Sírio-Libanês, onde se submete a sessões de radioterapia contra o câncer (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)Lula com os médicos João Luis Fernandes e Samir Hanna do hospital Sírio-Libanês, em SP, onde se submete a sessões de radioterapia contra o câncer (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)
De acordo com o amigo e presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, Lula "está bem". Ele não quis responder a perguntas sobre o peso do ex-presidente, que evitou fotógrafos e cinegrafistas ao deixar o hospital.
Segundo Okamoto, Lula come e conversa normalmente, mas deve receber acompanhamento por fonoaudiólogo e nutricionista nos próximos dias.
Lula no hospital Sírio-Libanês, em SP, onde se submete a sessões de radioterapia contra o câncer (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)Lula no hospital onde se submete a
sessões de radioterapia contra o
câncer (Foto: Ricardo Stuckert /
Divulgação / Inst. Lula)
"O presidente está bem. Hoje pela manhã ele começou a radioterapia. Está tudo correndo dentro do esperado e nós estamos muito felizes", disse Okamoto, que visitou o ex-presidente no hospital.
Ele disse que, antes de deixar o Sírio-Libanês, Lula assistiu, pela TV, a uma partida do Corinthians contra o Santos-PB pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time paulista ganhou de 9 a 0. "O presidente começou com o pé direito", afirmou.
Segundo Okamoto, assessores cogitam alugar um flat ou um hotel próximo ao hospital para evitar os deslocamentos diários entre o hospital e São Bernardo do Campo, no ABC, mas enquanto o trânsito estiver tranquilo isso não deve ocorrer. "Tem dia que ele virá para tomar soro e vitamina. Tem dia que ele vai fazer quimioterapia, tem dia que ele não vai fazer nada disso", disse.
Okamoto disse ainda que Lula recebeu, nesta quarta, a visita do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, encontro que não estava previsto. "O Kassab quis vitá-lo e foi possível. Falaram de futebol, da cidade de São Paulo, de enchentes", afirmou. Questionado se trataram da sucessão na Prefeitura de São Paulo, Okamoto disse que não acompanhou a visita o tempo todo.
Tratamento
Boletim médico divulgado pelo hospital informa que o ex-presidente deverá se submeter à radiação diariamente, de segunda a sexta-feira. Essa nova fase, para eliminação do tumor, deverá durar até seis semanas. Desde o início do tratamento, os médicos descartaram a possibilidade de cirurgia.
A radioterapia é ainda combinada por uma quimioterapia complementar. O procedimento visa potencializar os efeitos da radioterapia e os medicamentos são diferentes dos aplicados no ex-presidente nos ciclos realizados no ano passado. Não são necessariamente mais fracos.

Lula chegou sozinho nesta quarta ao Sírio às 10h42 e foi encaminhado diretamente para o local do tratamento. Às 11h30 ele já se encontrava em repouso no hospital, após a sessão.

Leia a íntegra do boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês:
No último dia 13 de dezembro, Lula realizou a última das três sessões de quimioterapia, primeira etapa do tratamento. Após os primeiros exames, a equipe médica informou que o tumor na laringe, diagnosticado em outubro, havia sofrido uma redução de tamanho de 75%.

"O Ex-Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, esteve hoje (04/01), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, conforme programado anteriormente, para dar início ao tratamento combinado de radio e quimioterapia de maneira ambulatorial.

As sessões de radioterapia se realizarão diariamente, de segunda a sexta-feira.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, João Luís Fernandes da Silva, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Técnico Hospitalar Diretor Clínico"
Câncer de laringe vale este (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...