quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


Mais de 300 famílias já foram removidas de bairro
alagado após rompimento de dique em Campos


Cerca de 4.000 pessoas serão acomodadas em escolas; água pode chegar a 2 m

menina-450x338
Na tentativa de não perder tudo que construíram, famílias afetadas pelas chuvas levam seus pertences para os telhados das casas



Mais de 300 famílias já foram removidas da localidade de Três Vendas, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, até as 18h desta quinta-feira (5), segundo a prefeitura. A localidade foi alagada após o rompimento de um dique na rodovia BR-356, que funcionava como uma barreira para conter as águas da enchente do rio Muriaé. A previsão é que o alagamento atinja 2 m.

As pessoas removidas estão sendo encaminhadas para o Ciep Luiz Carlos de Lacerda, em Travessão, e para a Escola Municipal Albertina Venâncio.
Ainda de acordo com a prefeitura, no trabalho de remoção das famílias a Secretaria de Serviços Públicos tem o apoio da Defesa Civil do Estado e da do município, além da colaboração de homens do Exército e do Corpo de Bombeiros. Vinte caminhões foram disponibilizados para os trabalhos. Já a Secretaria de Assistência Social está cadastrando as famílias desalojadas no programa social da prefeitura Morar Feliz.
Logo após o rompimento do trecho de contenção da rodovia, a prefeita da cidade, Rosinha Garotinho, e o secretário de estado da Defesa Civil, Sérgio Simões, sobrevoaram a localidade de Três Vendas e acompanharam o trabalho de retirada das famílias.
Água vencida para vítimas de Italva
A Defesa Civil Estadual enviou para Italva, nesta quinta-feira, no norte do Estado, garrafas de água potável vencidas há um mês para a prefeitura do município. Das 785 garrafas de um litro e meio, 755 estavam com o prazo de validade vencido no último dia 4 de dezembro.
A cidade está em estado de emergência e com cerca de 6.000 pessoas desalojadas, quase metade da população. Por causa dos alagamentos, o município está sem o único hospital – a Santa Casa de Misericórdia – e também a única farmácia popular.
De acordo com o prefeito de Italva, Joelson Soares, caso o governo do Estado não envie ajuda, em breve, ele decretará estado de calamidade pública. O rio Muriaé corta a cidade e está acima de seu nível normal.
- Precisamos de remédios e de médicos, que são de fora e não conseguem chegar à cidade por causa das interdições da BR-356. Precisamos de mais apoio, a situação é complicada.
R7 procurou a Cruz Vermelha, porém, até a conclusão deste texto, não obteve um retorno.
Cruz Vermelha recebe doações
A Cruz Vermelha recebe doações para a população atingida pela chuva no Estado do Rio, em especial as regiões serrana, norte e noroeste. Até esta quinta-feira, eram mais de 24 mil pessoas fora de casa.
Segundo a assessora de comunicação da Cruz Vermelha, Rosely Sampaio, as maiores necessidades são alimentos, água e colchões. O recolhimento está sendo feito na unidade central da Cruz Vermelha na cidade do Rio (Praça Cruz Vermelha, 10 ) e nas cidades afetadas.
O presidente da Cruz Vermelha no Rio, Luiz Alberto Lemos Sampaio, ressalta que todas as unidades estão em estado de alerta para entrar em ação a qualquer momento.
A Cruz Vermelha pede aos doadores que, se possível, doem cesta básica completa e sugere os seguintes itens: arroz, feijão, açúcar, café, leite em pó, fubá, farinha de mesa, macarrão, sardinha, salsicha, molho de tomate, biscoito e achocolatado, além de água mineral, colchões e cobertores.
Locais para doação
Rio de Janeiro
Praça da Cruz Vermelha, 10 - centro
Nova Friburgo
Praça Santana, 85 - Cônego
Petrópolis
Rua Carlos Gomes, 6 -  centro
Referência Entrada do bairro Mosela
Teresópolis
Rua Carmela Dutra, 661 A – Agriões
São João da Barra
Quintino Bocaiuva 294 – Loja 1  - centro
Itaperuna
Defesa Civil Bairro – Aeroporto
Rua Alcides Augusto de Magalhaes 470
Referência Clube Rottary (0xx22) 3824-6334
Banco Santander
Banco: 033
Agência: 3201
Conta Corrente: 13002979-9
CNPJ: 08.560.973/0001-97

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...