domingo, 15 de janeiro de 2012


Há 43 anos sem banheiro



Para a também agricultora aposentada e outros milhares de cearenses, banheiro ainda é artigo de luxo. Seis meses após vir à tona o escândalo dos kits sanitários, O POVO mostra que pouca coisa mudou


 (EDIMAR SOARES)(EDIMAR SOARES)

Seis meses e um dia após a descoberta do escândalo dos banheiros, comunidades pobres em diversos recantos do Ceará ainda vivem sem um lugar para tomar banho ou receberam banheiros mal feitos, erguidos às pressas, com o uso de materiais de baixa qualidade. Um dos personagens dessa dura realidade no Ceará é a artesã e agricultora aposentada Maria da Rocha Vieira, que em 2012 “comemora” 43 anos sem banheiro. Em todo este período, a aposentada de 60 anos, mãe de seis filhos, não desfruta de um lugar adequado, na própria residência, para satisfazer as necessidades fisiológicas ou tomar um simples banho de chuveiro.

“O banho aqui é na base do balde mesmo, dentro dessa lona aqui” explica a aposentada, apresentando a estrutura improvisada de lona plástica montada nos fundos do quintal da casa onde vive há 43 anos, na localidade de Caracará, no limite entre os municípios de Aquiraz e Pindoretama. “É difícil matar o calor no balde”, desabafa.

Ao lado do marido, Maria tinha até acumulado recursos e iniciado a construção de um banheiro por conta própria, mas uma inesperada doença no olho do companheiro, que demandou a realização de exames na rede particular, consumiu tudo que tinha sido reservado para o equipamento sanitário.

Meio ano após o início das denúncias que mostraram a corrupção imbricada em convênios para a construção de banheiros, O POVO retorna aos municípios onde se passaram os primeiros casos e constata: as denúncias aceleraram a construção das unidades sanitárias, mas a demanda da população parece longe de ser atendida. Nas próximas página, a reportagem mostra ainda em que estágio estão as investigações sobre o caso que chocou o Ceará e o que vai mudar nos critérios do Governo do Estado para a realização dos próximos convênios.
Pedro Alves 
pedroalves@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...