segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


Irã testa mísseis de longo alcance, capazes de atingir Israel



TEERÃ - O Irã anunciou nesta segunda-feira ter testado com sucesso dois mísseis de longo alcance durante um exercício naval, mostrando que tem capacidade de atingir Israel e bases americanas na região em caso de um ataque ao país. No domingo, o país havia anunciado os testes bem sucedidos com mísseis de médio alcance e a fabricação inédita de barras de combustível nuclear.
- Hoje, nosso míssil terra-terra Noor (Luz) também foi lançado com sucesso - declarou o vice- comandante Mahmoud Mousavi à TV estatal iraniana.
Em resposta à pressão ocidental às ambições nucleares iranianas, o país começou um exercício naval na semana passada e ameaçou fechar o Estreito de Ormuz se sofrer sanções em suas exportações de petróleo. Nesta segunda-feira, porém o chefe da Marinha, Habibollah Sayyari, afirmou que o país não tem intenções de impedir a circulação no estreito, mas que tem simulado o exercício de fechamento da via:
- Nenhuma ordem foi dada para o fechamento do Estreito de Ormuz. Mas nós estamos preparados para vários cenários.
A quinta frota americana, baseada no Bahrein, afirma que não vai permitir que a navegação seja interrompida no canal, que é estratégico para o transporte de petróleo.
O anúncio da capacidade militar iraniana ocorre num momento de crescente tensão por causa do programa nuclear do país, que potências ocidentais dizem ter como objetivo a fabricação de armas atômicas. O Irã afirma que sua meta é apenas o uso pacífico da energia nuclear. Estados Unidos e Israel não descartam uma ação militar contra o Irã, caso a diplomacia não consiga resolver a disputa nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...