Crescimento foi de 3,95% na comparação com o mesmo período do ano passado
------------------------------------------------------------------------------
De abril a junho deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou um crescimento de 3,95% na comparação com igual período de 2012. Ou seja, o número superou a média nacional de 3,3%. Os dados são do relatório divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Indústria foi o setor da economia cearense em que houve maior aceleração FOTO: MELQUIADES JÚNIOR
Indústria foi o setor da economia cearense em que houve maior aceleração FOTO: MELQUIADES JÚNIOR
O diretor-geral do Ipece, Flávio Ataliba, ressalta que, com esse resultado, já é o 13º trimestre consecutivo em que o crescimento do PIB cearense é maior do que a média nacional. "Esses dados são importantes por revelarem que essa sequência de trimestres faz o PIB do Ceará ter uma maior participação no PIB brasileiro", comemora.
Ataliba considera que a atividade econômica cearense iniciou um processo de recuperação no período, quando comparado com o 2º trimestre de 2012, em que houve desaceleração. Ele explicou ainda que a realização da Copa das Confederações na Capital foi fundamental para o avanço do PIB no período
O desempenho do PIB cearense foi influenciado principalmente pelo setor de serviços, responsável por 72% da atividade econômica do Estado. O avanço foi de 3,69% contra 2,4% da média nacional. A maior aceleração, no entanto, foi da indústria, que apresentou um crescimento de 7,59% contra 2,8% da média nacional.
O setor da agropecuária também sofreu uma variação positiva de 5,97% em comparação com o mesmo período de 2012. Esse setor, porém, ficou abaixo da média nacional de 13%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário