segunda-feira, 16 de setembro de 2013

EUA e Rússia fazem acordo para retirar armas químicas

Acordo firmado prevê que armas químicas sejam retiradas da Síria até meados do próximo ano

------------------------------------------------------------------------------


 PHILIPPE DESMAZES/AFP
Secretário de Estado dos EUA, John Kerry (e) cumprimento o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov


Estados Unidos e Rússia chegaram neste sábado, em Genebra, na Suíça, a um acordo para desmantelar o arsenal químico sírio que obriga Damasco a apresentar uma lista de seu arsenal em um prazo de uma semana e prevê uma resolução da ONU no caso de o regime sírio não cumprir com seus compromissos.

“Conseguimos realizar uma estimativa compartilhada sobre a quantidade e o tipo de armas químicas que o regime de [Bashar al] Assad possui e nos comprometemos que a comunidade internacional assuma o controle dessas armas”, declaro o secretário de Estado americano John Kerry, depois de três dias de negociações com seu colega russo Serguei Lavrov em Genebra. “Agora o mundo espera que o regime de Assad esteja à altura de suas promessas”, advertiu Kerry.

Os inspetores de armamento terão de chegar à Síria no mais tardar em novembro com o objetivo de retirar as armas químicas até meados de 2014, acrescentou. “Os inspetores devem estar no terreno no mais tardar em novembro. [...] O objetivo é comprovar que até meados do ano que vem as armas tenham sido retirados”, disse ainda.

Além disso, Rússia e EUA acertaram uma resolução da ONU que deixe em aberto a possibilidade de recorrer à força. O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, por sua vez, afirmou que Conselho de Segurança da ONU reagirá se a Síria violar seus compromisso sobre as armas químicas.

“No caso de as exigências (da Convenção de Proibição de Armas Químicas) não serem respeitadas ou de armas químicas serem utilizadas por parte de quem quer que seja, o Conselho de Segurança da ONU tomará medidas dentro do capítulo 7” da carta das Nações Unidas sobre o uso da força”, acrescentou. Também participou do encontro o emissário das Nações Unidas e da Liga Árabe para Siria, Lakhdar Brahimi. (AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...