domingo, 14 de agosto de 2011

SUPERAÇÃO ENEM 2011


O que fazer a poucos meses do Enem

As férias acabaram, uma semana de aula já passou e já dá para contar nos dedos o número de semanas que faltam para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2011. Até os dias 22 e 23 de outubro, quando as provas serão realizadas, mais de 5,4 milhões de estudantes de todo o Brasil entram na reta final dos estudos para o Enem. Professores e candidatos aplicados dão dicas do que pode ser feito para aproveitar o tempo que resta.

A recomendação geral é fechar o conteúdo cobrado pelo Enem o quanto antes e começar as revisões, fazendo bastantes exercícios e simulados. “O Enem vai testar a capacidade do aluno de desenvolver conhecimento em curto espaço de tempo. É uma prova longa e cansativa, por isso o aluno vai precisar treinar”, afirma o professor e coordenador das turmas especiais de medicina do Colégio Farias Brito, Thiago Pacífico. O professor recomenda pegar as provas antigas do Enem e tentar resolvê-las no mesmo tempo disponível no dia do exame.

No primeiro dia de provas, o aluno terá 4h30min para resolver 90 questões de múltipla escolha; e, no segundo dia, 5h30min para resolver outras 90 questões de mesmo modelo mais uma redação. “Nesse curto período, o aluno terá ainda que saber priorizar questões, porque ele não vai poder usar relógio”, alerta Thiago. Na hora da prova, etiquetas expostas na sala e destacáveis a cada meia hora de prova indicarão o tempo que resta.

Supervisor geral de ensino do pré-vestibular do Colégio Sete de Setembro, o professor Sílvio Mota recomenda começar a revisão antes mesmo de concluir a matéria do Enem. Sílvio diz que o “grande lance” é fazer a revisão se guiando pelas habilidades listadas no edital do Enem. “Escolha as que você tem mais dificuldade e exercite-as”, afirma o professor que destaca ainda que só fazendo exercícios é que o aluno poderá descobrir a tempo suas deficiências.

Redação e atualidades
Professores ouvidos pelo O POVO também foram unânimes em defender a leitura frequente. Ler e interpretar ajuda o aluno em todas as questões uma vez que as provas do Enem são altamente contextualizadas e exigem pouquíssima decoreba. 

“Todo conhecimento é colocado em situação problema. O aluno tem que ter o domínio de linguagem, tem que saber compreender fenômenos, argumentar e elaborar propostas de intervenção na realidade. Só a leitura poderá dar ao aluno subsídios para isso”, afirma o professor Sílvio Mota.

A recomendação vale também para a redação, que não deve ser preterida. “A redação tem feito a diferença no Enem. Ela tem o mesmo peso da prova de ciências da natureza”, ressalta o professor. Aconselha-se fazer uma redação por semana, com texto de caráter dissertativo-argumentativo. Peça a um professor que a corrija junto com você e observe seus erros. 

O resto é com você. Na hora da prova, o que não deu para estudar já foi. Até porque não será o que falta que vai comprometer seu resultado. O lance é respirar fundo e manter a mente clara. Confira as dicas ao lado e boa prova!

SERVIÇO 
Mais informações sobre o Enem acesse: www.inep.gov.br/enem.

Vídeocasts com aulas sobre cada habilidade exigida pelo Enem acesse: www.c7s.com.br.

Fonte: http://www.opovo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...