quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Nasa divulga primeiras imagens em alta resolução feitas pelo Curiosity em Marte


A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou nesta quinta-feira (09) as primeiras imagens em alta resolução feitas pelas câmeras do rover Curiosity na Cratera de Gale, em Marte.

No centro da imagem, marcas da ação dos motores de foguetes do Curiosity durante a descida em Marte Imagem: Nasa

A imagem acima é o recorte de um panorama colorido mostrando os efeitos de motores de foguetes do estágio de aterrissagem quando explodiram no chão. Já a fotografia abaixo mostra a base do monte Sharp que ocupa juistamente o centro da Cratera de Gale. A Nasa prometeu enviar fotos do cume dessa montanha em breve.

Nesta imagem pode se ver a base da montanha marciana Sharp e na parte de baixo uma parte da própria roda do rover Curiosity Imagem: Nasa

Na imagem em preto e branco abaixo, vê-se um recorte de uma fotografia panorâmica (em 360ºC) que mostra todo o horizonte avistável pelo Curiosity, incluindo as elevações que caracterizam a borda da Cratera de Gale. Nela também se vê partes do próprio Curiosity, incluindo o mastro onde estão situadas as principais câmeras de navegação do equipamento.

Elevações ao fundo e partes do próprio Curiosity aparecem nesse recorte de uma fotografia panorâmica divulgada pela agência estaduninense Imagem: Nasa

Já essa outra imagem em preto e branco traz o desenho do próprio rover e uma parte do nome do aparelho espacial.

O desenho e a sombra do próprio Curiosity aparecem nessa fotografia Imagem: Nasa
 
As missões da Nasa costumam levar indicações de suas passagens, tanto para facilitar a localização destes equipamentos no espaço em caso de perda de contato com a Terra, quanto para a eventualidade de um contato com alguma civilização extraterrestre.

O caso mais famoso é o das sondas Voyagers 1 e 2 que levam inscrições, imagens e vídeos com informações sobre a civilização humana para os confins do Universo e já chegou em 35 anos de viagem nas fronteiras do Sistema Solar.

No caso do Curiosity, não há nenhuma expectativa de encontrar vida complexa em Marte e a busca se concentra em vida microbiana ou mesmo fóssil.  Isso porque não há evidência alguma registrada em missões anteriores, quer seja com veículos rover, quer seja com satélites de vida complexa nem de grandes volumes de água líquida.

No entanto, desde a missão Opportunity, que localizou gotículas de água líquida super-salgada em Marte, renasceu a esperança de que ao menos vida microbiana possa existir, mesmo que apenas no subsolo do planeta Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...