domingo, 19 de agosto de 2012


Dia "D" registra muita procura nos postos de saúde
No dia "D" da campanha de multivacinação, muitas famílias buscaram atendimento nas unidades de saúde da Capital. Campanha continua na próxima semana e tem foco nas crianças de até cinco anos de idade

FOTOS EDIMAR SOARES
Famílias buscaram os postos para atualizar o cartão de vacinas das crianças. 
Doses eram ministradas em gotas e com injeção

No dia “D” da campanha de multivacinação, pais e crianças com cartões de vacinação em mãos movimentaram postos de saúde da Capital. Nas filas, muitas explicações sobre a importância das vacinas eram ouvidas por crianças receosas por causa das injeções.

A campanha tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal por meio da mobilização das famílias para que chequem e atualizem os cartões de vacinação e, no caso de alguma dose em atraso, resolvam a pendência no posto de saúde.

Na manhã de ontem, Lívia, de dois anos, saía do Centro de Saúde da Família (CSF) César Cals, na Aerolândia, distraída com um balão. A mãe, Maria Aparecida Carneiro, comentou que foi avisada sobre a campanha pelos agentes de saúde e também viu na televisão. Com o cartão em dia, Lívia recebeu uma vacina e o suplemento de vitamina A.

As famílias eram encaminhadas para uma fila de triagem, em que funcionários checavam o cartão e, quando necessário, encaminhavam para as salas de vacinação. Segundo funcionários do posto, a maioria não precisava atualizar o cartão, pois já havia um bom acompanhamento nas datas previstas das vacinas.

Selma Lira levou o filho Miguel para checar o cartão de vacinação. Apesar do medo dele, que disse não gostar de injeção, o garoto saiu do posto somente com o reforço da vitamina A, uma gotinha rápida e indolor.

Os pais podem buscar atendimento durante a próxima semana nos postos de saúde.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

O dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação foi ontem, mas os interessados podem procurar os postos de saúde de segunda (20) a sexta (24) para ter acesso à checagem e atualização do cartão de vacinação.

Serviço

Campanha de vacinação
Prossegue até a próxima sexta-feira (24). Os postos de saúde da Capital atenderão das 8h30min às 16h30min.
Para saber o endereço dos postos, acesse: http://migre.me/akarf

Saiba mais

Vacinas disponíveis durante a Campanha

1) Pentavalente;
2) DTP (contra difteria, tétano e coqueluche);
3) Pólio inativada (VIP);
4) Oral poliomielite (VOP)
5) Rotavírus;
6) Tríplice viral;
7) Pneumocócica 10 Valente;
8) Meningocócica Conjugada tipo C; 9) BCG; 10) Febre amarela; 11) Hepatite B
Além dessas, 1.242 doses da Pneumocócica 7 Valente também foram disponibilizadas na Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...