sexta-feira, 22 de julho de 2011

SUPERAÇÃO ENEM 2011

SuperAção Enem: terceira palestra empolga a estudantada

 


            O Ginásio Poliesportivo da Escola Profissional de Pentecoste, mais uma vez, recebeu um público muito animado na terceira palestra do Ciclo de Palestras do SuperAção Enem 2011.

Na noite dessa última terça-feira, 19/07, os estudantes inscritos no projeto puderam acompanhar a palestra de “Ciências Humanas e suas Tecnologias na prova do Enem”. O palestrante foi o professor Bruno Castro. Ele, inicialmente, traçou um perfil desse eixo temático contemplado no exame e fez algumas observações sobre os temas mais relevantes para a prova. Bruno também destacou a importância da interdisciplinaridade na prova mostrando o dialogo entre as diferentes áreas do conhecimento. “Galerinha, não estranhe se você encontrar uma tirinha como a da Mafalda explorando questões climáticas ou da geografia física.”, disse o professor. Outro ponto bem destacado por Bruno foi a questão das habilidades e competências exigidas na prova. Ele diferenciou uma da outra e mostrou algumas habilidades e competências específicas do eixo temática da palestra.
Depois de fazer uma análise geral das principais modificações no Enem, o professor selecionou algumas questões e, a partir destas, ele pode explorar e dar muitas sugestões aos presentes. O educador também deu um caráter bem motivacional à palestra compartilhando um pouco de sua história de vida com os presentes. “Pessoal, também sou oriundo de escola pública e consegui ingressar na UFC. Acredito que vocês também conseguirão ingressar na universidade.” Por último, o professor passou um vídeo motivacional com base no filma “O Gladiador”. Ao final, todos aplaudiram.  
              Compareceram à palestra cerca de 400 estudantes que fizeram suas inscrições pelo blog do projeto(http://superacaoenem.blogspot.com/). Esse público estava composto por estudantes das escolas públicas estaduais de Pentecoste, Tabelião e Etelvina, e também por estudantes das Escolas Populares Cooperativas (EPCs) do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) das seguintes comunidades de Pentecoste: Cipó, Providência, Serrota, Muquém, Boa Vista e Ombreira. Além de estudantes dos municípios de Apuiarés, Gal. Sampaio e Umirim.

Fonte: http://superacaoenem.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...