sexta-feira, 23 de setembro de 2011




Palmeiras vence Ceará e encerra série de jejuns incômodos





À base de um gol contra do zagueiro do Ceará Thiago Matias, o Palmeiras conseguiu vencer o Vozão por 1 a 0, nesta quinta-feira, no estádio do Canindé e dar fim ao incômodo jejum de cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro e, finalmente, somar três pontos em uma partida no segundo turno. Outro tabu caiu para o Alviverde: após onze jogos, a defesa do Verdão conseguiu não ser vazada.
Com o resultado, o Palmeiras assume o sétimo lugar na classificação, com 38 pontos. A equipe está empatada em número de pontos com o Flamengo, mas perde do Rubro-negro pelo saldo de gols. O G5 segue sendo uma meta plausível para o Verdão, que agora dista apenas dois pontos do quinto colocado Fluminense.
O Ceará, por sua vez, se manteve na 16ª colocação, com 27 pontos. A equipe perdeu a chance de se afastar da zona de rebaixamento e permanece apenas dois pontos à frente do primeiro clube no Z4, o Atlético-MG, que tem 25 pontos.
Resultado justo no primeiro tempo
O primeiro tempo entre Palmeiras e Ceará foi tecnicamente fraco. A equipe cearense se propôs unicamente a defender e esperar pelos contra-ataques buscando os dois atacantes de área: Roger e Washington. O meio de campo do Alvinegro , porém, inspirou pouca confiança e foi mal na contenção dos avanços de Tinga e Márcio Araújo pelo lado direito palmeirense.
O Palmeiras, por sua vez, pressionou o Ceará e foi ameaçado apenas uma vez. Contudo, a equipe insistiu muito nas bolas aéreas e nos chutes de longe. O que se via era uma total falta de articulação no meio de campo, que dependia de Kleber, muito apagado. Fernandão tentou, arriscou duas vezes de longe, mas esbarrou em um seguro Fernando Henrique.
Ainda que sem muita consistência, o Verdão ficou em cima. Após o árbitro ter deixado de marcar dois pênaltis legítimos para o Alviverde, a recompensa veio: Márcio Araújo, no final do jogo, cruzou, Luan chutou e Thiago Matias mandou para dentro da meta cearense. 1 a 0 justo pelo que as duas equipes produziram na primeira etapa.
Filme repetido
Na segunda etapa, o panorama do jogo permaneceu inalterado. O Palmeiras reteve a bola e articulou suas chances a seu modo: à base de bolas aéreas e chutes de longe. O Ceará, apesar do esforço de Estevam Soares nas substituições, não conseguiu reagir e sair da bem postada marcação palmeirense. O Vozão praticamente não teve chances claras de gol durante a segunda etapa.
No fim de jogo, a pressão palmeirense cresceu e o Ceará se retraiu ainda mais. Quem entrou bem na equipe paulista foi o atacante Maikon Leite que criou pelo menos duas chances claras de gol (uma delas foi tirada pela zaga do Ceará em cima da linha). Enfim, o Verdão voltou a vencer. Será este o início de uma reação?
Próximos jogos
Palmeiras e Ceará voltam a campo no próximo domingo, às 18h. O Verdão enfrenta o Atlético-GO no estádio Serra Dourada. Já o Ceará recebe o Coritiba no estádio Presidente Vargas. Os jogos são válidos pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...