sexta-feira, 16 de setembro de 2011



Cientistas americanos comprovam existência de planeta com dois sóis


Os pesquisadores capturaram imagens que comprovam a existência de um planeta desses usando o telescópio da sonda espacial Kepler






Mais um fenômeno foi desvendado. Cientistas americanos fizeram uma descoberta histórica. Brilhando em um sistema, que agora pode ser visto, existe um planeta com dois sóis.
Nada como, depois de um dia cheio de aventuras, relaxar acompanhando o pôr dos sóis. De dois deles, como fez o personagem Luke Skywalker no planeta em que vivia no filme “Guerra nas Estrelas”. Segundo os cientistas, pelo menos a paisagem que o herói intergaláctico viu na ficção existe de verdade.
Vários planetas que pertencem a sistemas com dois sóis já haviam sido identificados antes pelos resultados de sofisticados cálculos astronômicos. Mas, desta vez, os cientistas conseguiram algo inédito. Pela primeira vez, conseguiram capturar imagens que comprovam a existência de um planeta desses usando o telescópio da sonda espacial Kepler, lançada em 2009 e que viaja pelo espaço em torno do Sol.
Os equipamentos da sonda conseguem registrar pequenas variações na luz das estrelas. O que aconteceu foi que, ao passar na frente dos dois sóis, o planeta diminuiu a intensidade da luz vinda deles, como acontece nos eclipses.
Assim, foi identificado pelo telescópio da sonda e apelidado de Kepler 16-B. Para os cientistas, trata-se de uma descoberta histórica que melhora a capacidade da ciência em encontrar novos planetas parecidos com a Terra. Para os que apenas olham os céus com os próprios olhos, é um incentivo a mais para se aproximar dos mundos de fantasia.
FONTE: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/cientistas-americanos-descobrem-planeta-com-dois-sois.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...