sábado, 24 de março de 2012


Papa critica narcotráfico e diz que marxismo está ultrapassado


A bordo do avião, 23 Mar 2012 (AFP) - O Papa Bento XVI pediu que se "desmascare o mal e a mentira" do tráfico de drogas no México e afirmou que a ideologia marxista está ultrapassada e que é preciso encontrar um novo modelo, em declarações a bordo do avião que o levava para o México e Cuba, em sua primeira visita a países de língua espanhola.
"O problema do tráfico de drogas e a violência é uma grande responsabilidade para a Igreja neste país 80% católico", ressaltou o Papa em resposta as perguntas de jornalistas durante a primeira etapa de sua viagem no México.
O pontífice também pediu que sejam "desmascaradas as falsas promessas e mentiras" dos traficantes de drogas, alguns dos quais afirmam ser católicos.
Temos que "fazer todo o possível contra esse mal destruidor da nossa juventude", insistiu, dada a gravidade da guerra entre cartéis de drogas, que custaram a vida de cerca de 50 mil pessoas nos últimos cinco anos neste país que faz fronteira com os Estados Unidos, um dos principais mercados de drogas.
"Eu compartilho as alegrias e esperanças dos mexicanos, sua angústia e sofrimento", acrescentou.
Bento XVI também denunciou a "idolatria do dinheiro que transforma os homens em escravos".
"Nossa maior responsabilidade é a de educar as consciências, educar para a responsabilidade moral", declarou.
"O homem precisa do infinito. Se Deus não é infinito, o homem criará seu próprio paraíso, mera aparência do infinito. Devemos fazer todo o possível para desmascarar o mal", prosseguiu.
Em relação à Cuba, um país comunista, onde 10% da população é católica, o Papa afirmou que a ideologia marxista "já não corresponde à realidade" e "deve encontrar novos modelos."
Ele enfatizou a determinação dos católicos "em ajudar um diálogo construtivo para evitar os traumas", no momento em que a Igreja cubana se tornou interlocutora política das autoridades da ilha.
"É evidente que a Igreja está sempre ao lado da liberdade de consciência, da liberdade de religião", disse Bento XVI, que assegurou que atualmente em Cuba, "os fiéis católicos contribuem para avançar nesse caminho".
O pontífice afirmou que sua visita a Cuba terá uma "continuidade absoluta", como a de seu antecessor João Paulo II, e citou a advertência feita por este último, em janeiro de 1998, sobre a necessidade de "Cuba se abrir ao mundo e o mundo se abrir para Cuba".
"Estas palavras são ainda muito atuais", disse o papa.
A Igreja cubana, que durante quarenta anos teve problemas com a revolução de
Fidel Castro, mostrou nos últimos anos uma vontade de participar da modernização política do país e do governo, em troca de mais espaço para suas práticas religiosas e ação social.
Bento XVI não quis responder diretamente a uma pergunta sobre a "Teologia da Libertação" e sua pregação em favor dos pobres, mas considerou que a Igreja "deve se perguntar se faz o suficiente para a justiça social neste grande continente" que é a América Latina.
Contudo "a Igreja não é um poder político e nem um partido, é uma realidade moral que precisa se questionar o que pode e o que não pode fazer", declarou.
"Seu primeiro dever é educar as consciências na ética individual e na ética pública", ressaltou, chamando para "encontrar uma moral racional aceitável para todos, incluindo os não-crentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...