sexta-feira, 9 de março de 2012


Obra pode ser entregue antes de dezembro




Clique para Ampliar
O primeiro pilar foi fixado durante a madrugada da última quarta-feira
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Clique para Ampliar
Visão aérea do estádio antes de serem colocados os dois primeiros pilares. A meta é que todas as estruturas metálicas da coberta fiquem prontas até o dia 20 de abril, para que depois seja iniciada a colocação do policarbonato
Clique para Ampliar
Serão, ao todo, 60 pilares que vão suportar a coberta de policarbonato. A promessa da empresa responsável é que os torcedores que forem ao estádio estarão protegidos da forte incidência dos raios solares no Ceará
Estádio já se encontra com 60% da sua reforma concluídos e a reinauguração da arena pode ser antecipada
No próximo dia 31 de março, completa-se um ano do fechamento dos portões do Castelão para o início da sua obra de ampliação e modernização para a Copa do Mundo de 2014. De lá para cá, a praça esportiva passou por várias transformações que desde o último mês de outubro vêm sido acompanhadas pelo Diário do Nordeste Online em forma de um passeio panorâmico - pelo site (www.diariodonordeste.com.br).

Atualmente com 60% da obra já concluída, o Governo do Estado já trabalha com a perspectiva de antecipar a inauguração da nova arena. "Cada vez mais nós trabalhamos com a possibilidade de entregar o estádio dentro do prazo estabelecido pelo relógio da obra (que conta 297 dias para o fim da reforma). Até já começamos a sonhar com a antecipação desta entrega", afirmou o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa, completando que uma mudança na data de entrega só acontecerá após a realização de estudos por parte dos responsáveis pela reforma, depois do mês de junho, que compreende o fim do período chuvoso.

"Antes do início do inverno, eu tinha conversado com os técnicos e pedido para antecipar todo o serviço que pudesse ser atrapalhado pelas chuvas. Então muita coisa já foi feita prevendo o atraso que poderia acontecer em caso de um inverno muito rigoroso", pontuou.

Com duas das quatro etapas já concluídas, a terceira está com 47% de seu andamento já finalizado. Esta fase corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Dos seis andares projetados para o novo edifício, cinco já estão erguidos. A previsão é a de que o prédio central seja concluído em setembro. "Depois das lajes concluídas, começam a parte dos acabamentos internos. Para se ter uma ideia, só naquela estrutura que está sendo feita na área onde foi implodida, serão 11 elevadores. Por isso, nós estamos tendo cuidado, pois lá funcionará a área que dará todo glamour ao equipamento", explica.

Já a etapa 4, que compreende a finalização de toda a obra, encontra-se 27% concluída.

Novas cadeiras

Em se tratando de arquibancadas, o setor das cadeiras inferiores já está recebendo os degraus que abrigarão as novas cadeiras, cujo modelo, segundo Ferruccio, já foi escolhido. E ele promete "o mais alto padrão de conforto e durabilidade".

As novas cadeiras do Castelão terão design exclusivo para a praça esportiva cearense. Com o intuito de dar uma identidade própria à arena, os responsáveis pela obra tiveram o cuidado de optar por uma cor única. "Nós escolhemos uma cor que não existe em nenhum estádio do mundo. Ela serve especificamente para que, ao ser vista pelas pessoas em outros estados ou países, logo se tome como referência Fortaleza", frisou o secretário.

A cor é uma mistura de um verde com o branco, que resultou na tonalidade verde água, de acordo com o secretário.

No projeto do novo estádio Castelão estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões, que incluem todas as transformações da praça esportiva e do entorno, como a construção da praça de acesso de 70 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes (sede da Secretaria de Esporte do Estado).

Além disso, também está inclusa a operação por parte do consórcio do estádio pelo período de oito anos.

Castelão é o primeiro do Brasil a iniciar montagem
Nesta semana, os primeiros pilares da nova coberta do estádio Castelão começaram a ser fixados do lado de fora do Gigante da Boa Vista. Das 60 estruturas metálicas que comporão a nova cobertura, de 25 a 30 já se encontram em Fortaleza, o restante ainda está sendo transportado de São Paulo para cá.

Veja como estão as obras no Castelão



"Nós esperamos que até, mais ou menos, 20 de abril tudo esteja pronto (os pilares). Inicialmente, estamos trabalhando com a perspectiva de instalar um pilar por dia, com o decorrer do tempo, pode ser que nós passemos a trabalhar com a instalação de dois ao dia", explicou o titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa, acrescentando que as estruturas dos pilares - compostos com 301 peças cada - estão sendo montadas no próprio estádio. Ao ser concluído, cada pilar chega a pesar 25 toneladas.

Os pórticos metálicos são pré-fabricados, produzidos com tubos de aço e tesouras em forma de treliças. Eles têm até 42 metros de altura e apoiarão as treliças, estas com três metros de altura e 57 metros de comprimento. Quando concluída, a cobertura ficará com cerca de 60 metros em balanço, ou seja, sem pilares de apoio, apenas suportada por tirantes metálicos. Os componentes metálicos da estrutura foram projetados em aço carbono, com pintura tipo epóxi e poliuterano, resistente à atmosfera marítima, garantindo durabilidade praticamente ilimitada.

Adiantado

Com a instalação, o Castelão passa a ser o primeiro estádio do Brasil a iniciar a montagem da coberta. As obras estão sendo executadas pelo consórcio construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça.

Com um design criado especificamente para o Ceará, a nova coberta será composta por telhas trapezoidais, cobertas por uma camada espessa de isolante térmico e com um acabamento superior de membrana TPO.

O material foi escolhido por proporcionar um maior conforto térmico aos espectadores. Além disso, aproximadamente 20% da cobertura será em policarbonato para garantir um degradê de sombreamento, melhorando a qualidade da transmissão televisiva. A utilização da parte transparente também tem como objetivo expor melhor o gramado aos raios solares.

Histórico

A empresa responsável pela construção e instalação da coberta do Castelão construiu alguns estádios da Euro-2004, sediada em Portugal.

Além disso, tem em seu currículo diversos aeroportos e, atualmente, segundo a Secopa, está entre as cinco maiores empresas especializadas em estruturas metálicas da Europa; com cinco mil funcionário e produção de 150 mil toneladas de estrutura metálica por ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...