SUS realiza cirurgias de redução de mama em Fortaleza
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) realiza um mutirão de cirurgias plásticas para redução de mamas de 20 pacientes carentes em Fortaleza, desta segunda-feira (17) à quarta-feira (19). Por meio do Departamento de Ação Social e com apoio da Regional Ceará, as cirurgias são destinadas aos que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
O mutirão acontecerá em três hospitais da cidade – Hospital Geral de Fortaleza, Instituto Doutor José Frota e Hospital das Clínicas da Faculdade da Universidade Federal do Ceará – e serão mobilizados cerca de 30 especialistas, entre cirurgiões plásticos e residentes.
De acordo com a Sociedade, ao todo serão 20 mulheres beneficiadas. Elas aguardam há mais de quatro anos na fila de espera do SUS para a realização da mamoplastia de redução. “Resolvemos promover essa ação em função da grande demanda de cirurgias deste tipo e também porque o excesso de mamas é um problema grave que afeta o dia a dia dessas mulheres”, explica o presidente da Regional Ceará, Paulo Régis. Segundo ele, a fila de espera por esse tipo de procedimento cirúrgico é preocupante no Ceará.
Cuidados
De acordo o diretor do Departamento de Ação Social da SBCP, Dr. Pedro Martins, é importante lembrar que mulheres que sofrem com gigantomastia devem fazer uma avaliação com o médico e realizar cirurgia de redução. Segundo Martins, estudos comprovam que após os 35 anos essas pacientes poderão desenvolver sérios problemas de coluna.
“Além da questão da autoestima, o excesso de peso das mamas causa um impacto direto sobre a coluna da mulher, que geralmente sentem dores fortes no local e não consegue realizar atividades básicas”, explica Martins. Assaduras no local também são comuns em função do atrito entre a pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário