segunda-feira, 17 de setembro de 2012


SUS realiza cirurgias de redução de mama em Fortaleza



Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) realiza um mutirão de cirurgias plásticas para redução de mamas de 20 pacientes carentes em Fortaleza, desta segunda-feira (17) à quarta-feira (19). Por meio do Departamento de Ação Social e com apoio da Regional Ceará, as cirurgias são destinadas aos que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
O mutirão acontecerá em três hospitais da cidade – Hospital Geral de Fortaleza, Instituto Doutor José Frota e Hospital das Clínicas da Faculdade da Universidade Federal do Ceará – e serão mobilizados cerca de 30 especialistas, entre cirurgiões plásticos e residentes.
De acordo com a Sociedade, ao todo serão 20 mulheres beneficiadas. Elas aguardam há mais de quatro anos na fila de espera do SUS para a realização da mamoplastia de redução. “Resolvemos promover essa ação em função da grande demanda de cirurgias deste tipo e também porque o excesso de mamas é um problema grave que afeta o dia a dia dessas mulheres”, explica o presidente da Regional Ceará, Paulo Régis. Segundo ele, a fila de espera por esse tipo de procedimento cirúrgico é preocupante no Ceará.
Cuidados
De acordo o diretor do Departamento de Ação Social da SBCP, Dr. Pedro Martins, é importante lembrar que mulheres que sofrem com gigantomastia devem fazer uma avaliação com o médico e realizar cirurgia de redução. Segundo Martins, estudos comprovam que após os 35 anos essas pacientes poderão desenvolver sérios problemas de coluna.
“Além da questão da autoestima, o excesso de peso das mamas causa um impacto direto sobre a coluna da mulher, que geralmente sentem dores fortes no local e não consegue realizar atividades básicas”, explica Martins. Assaduras no local também são comuns em função do atrito entre a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...