terça-feira, 18 de setembro de 2012


Manoel Andrade


Manoel Andrade é um dos dez filhos de uma família de agricultores da comunidade rural de Cipó, no estado do Ceará. Levado pela avó para estudar em Fortaleza aos nove anos, ele ingressou na universidade para o curso de química e, hoje, é pós doutorado em Fitoquímica. Logo após se tornar professor da Universidade Federal do Ceará, Manoel envolveu-se fortemente com sua comunidade de origem, organizando grupo de estudos com jovens que haviam parado de estudar e estimulando-os a concluir o ensino médio e entrarem na universidade. Em contrapartida, os estudantes aprovados no vestibular deveriam retornar à sua comunidade de origem para apoiar novos grupos.
Apoiado pela BrazilFoundation desde 2003, o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) é realizado em oito municípios cearenses, distribuídos em 13 células educacionais, e já encaminhou mais de 500 jovens do Ceará para o ensino superior. Destes estudantes, quase 100 já estão graduados e 30 estão cursando a pós-graduação.
Este ano, o município de Pentecoste, onde foi criado o PRECE, ganhou uma escola estadual com turmas de ensino médio para que fosse implementada a metodologia de Aprendizagem Cooperativa – desenvolvida pelo PRECE.
A BrazilFoundation apoia 2 Instituições formadas por alunos do PRECE, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local e a Escola Popular Cooperativa de Paramoti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...