quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


Metade dos reservatórios cearenses estão com menos de 30% da capacidade

O período de estiagem que atinge todo o estado do Ceará é considerado um dos piores nos últimos 40 anos





Açude Gavião é o único que acumula um volume acima de 90% - Foto: Iguatu.net
Açude Gavião é o único que acumula um volume acima de 90%
Segundo dados divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) nesta quinta-feira (14), metade dos reservatórios cearenses estão com menos de 30% da capacidade.
O único que acumula um volume acima de 90% é o açude Gavião, que atualmente está com 31 milhões de metros cúbicos de água, 93% da sua capacidade total. Dos 139 açudes monitorados pela Cogerh, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS),  79 apresentam volume abaixo de 30%.
Situação crítica
Alguns reservatórios apresentam volume abaixo de 10%, como o Broco (5%), localizado no município de Tauá; Cipoada (6%), no município de Morada Nova; Pirabibu (3%), localizado no município de Quixeramobim; Souza (8%), reservatório do município de Canindé; Potiretama (8%), localizado no município de Potiretam; e Quixabinha (3%), localizado no município de Mauriti.
O período de estiagem que atinge todo o estado do Ceará é considerado um dos piores nos últimos 40 anos. No entanto, o volume acumulado nos reservatórios cearenses chega 8 bilhões de metros cúbicos de água. Essa quantidade ainda é considerada como aceitável pelos técnicos da Cogerh.
Providências
O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 6 bilhões em ações que visam combater os efeitos da seca no Ceará. O investimento prevê construções de adutoras, cisternas de placas e a recuperação de poços artesianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...