domingo, 26 de junho de 2011

NOTICIAS.


Ex-ministro José Graziano é o novo diretor da FAO

Coordenador do Fome Zero, Graziano já era subdiretor do órgão da ONU.
Ele venceu ministro de Assuntos Exteriores espanhol por 4 votos em pleito.






O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito neste domingo (26) o novo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da sigla em inglês). O anúncio foi feito por volta de 10h30 da manhã deste domingo.
Com o apoio de 92 países, ele ficou apenas quatro votos à frente de Miguel Ángel Moratinos, ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, na segunda e decisiva ronda do pleito. Uma votação anterior incluindo outros quatro candidatos havia ocorrido logo antes, e Graziano já estava à frente de acordo com o resultado anunciado por volta de 9h.

Eliminados os quatro candidatos com menos votos, o brasileiro conseguiu alcançar a maioria absoluta do quórum, que era equivalente a 90 votos.
Graziano, agrônomo, professor e escritor, foi ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome enquanto a pasta existiu, entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente. Ele coordenou a elaboração do programa Fome Zero, dando também início à sua implementação.
A FAO elegeu o substituto do senegalês Jacques Diouf no comando. Ele está à frente da organização internacional desde 1994, eleito a três mandatos seguidos de seis anos cada. O cargo será assumido por Graziano em 1º de janeiro de 2012.
Os candidatos que disputaram o cargo na FAO, da esquerda para a direita: Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé (Espanha), Abdul Latif Rashid (Iraque), Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Indroyono Soesilo (Indonésia), José Graziano da Silva (Brasil) e Franz Fischler (Áustria) (Foto: AP)Os candidatos que disputaram o cargo na FAO, da esquerda para a direita: Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé (Espanha), Abdul Latif Rashid (Iraque), Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Indroyono Soesilo (Indonésia), José Graziano da Silva (Brasil) e Franz Fischler (Áustria) (Foto: AP)
O futuro diretor geral terá que enfrentar um dos maiores desafios da Humanidade em sua tentativa de aumentar a produção de alimentos sem degradar o meio ambiente, com o objetivo de alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050.
No total, seis candidatos -os outros são Franz Fischler (Áustria), Indroyono Soesilo (Indonésia), Mohammad Saeid Noori Naeini (Irã), Abdul Latif Rashid (Iraque)- apresentaram em abril, na sede central da entidade, seus programas de trabalho aos ministros e representantes dos 191 países membros.
A 37ª conferência da organização, realizada em Roma, na Itália, teve a participação de 179 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...