Nossos jovens agora podem sonhar grande, pois o que parecia distante ficou ao seu alcance. Havia um dia em poderíamos dizer: isso é coisa de outro mundo, quer dizer, longe de nossa realidade. Agora é diferente, está bem ali aguardando todos aqueles que, alem de sonhar com um futuro melhor, podem vislumbrar esse sonho. É preciso apenas abraçar o que veio ao seu encontro e seguir adiante que o sucesso com certeza está a sua espera.
Fazendo uma caminhada rápida pelos espaços da escola ficamos admirados com tanto capricho, luxo e aconchego. Você chega a se perguntar se realmente isso está acontecendo em Pentecoste. Você que está lendo esse artigo em outros estados ou município, saiba isso é real. Esta já é septuagésima quinta Escola Profissionalizante que está sendo inaugurada em nosso Estado. Preciso dizer que é motivo de orgulho para nós. Cid Gomes entendeu que é por esse Cominho que se constrói de fato um futuro melhor e mais justo para todos. Justo porque dará através da formação, oportunidade para todos. Pois o que acontece hoje é que muitos de nossos jovens estão fadados ao fracasso por não terem as mesmas oportunidades porque o Estado sempre negou em dar educação de qualidade para os nossos jovens. Com atitudes como essas começaram a nos dar a entender que é possível mudar nossa realidade de pobreza e de analfabetismo em pessoas competentes que podem sonhar e ao mesmo trilhar o caminho para o tão sonhado futuro promissor.
Durante a visita do Governador, Cid Gomes, estiveram presentes muitas autoridades: Prefeitos, Deputados Federais e Estaduais,e ainda outras representantes políticos. Ao adentrar o recinto, Governador fez questão de visitar a maioria das repartições da Escola e conferir as instalações. Isso ocorreu na companhia do Senhor Prefeito municipal, João Bosco e Clemilda Pinho, sua esposa. Ainda estava na companhia do governador, alguns deputados e a secretária de Educação, Isolda Cela. Lembrando que todos os ambientes da Escola estavam sob os cuidados dos jovens do Ensino Médio das escolas Etelvina Gomes Bezerra e Tabelião José Ribeiro Guimarães. Formados em grupos, dividiam-se para fazerem o cordão de isolamento para que o governador caminhasse livremente pelas galerias da escola. Diga-se de passagem, os jovens foram espetaculares e fizeram sua parte, sendo desnecessário, portanto, seguranças para proteger o governador. O mesmo sempre muito simpático para com as pessoas que dele se aproximava, e até tirava foto com as pessoas.
Depois de dar uma rápida olhada nas instalações da escola, foi à hora dos tradicionais discursos. A primeira fala ficou com o Prefeito João Bosco. Na sua fala agradeceu ao governador e aos demais presentes e manifestou sua felicidade pelo estava sendo realizado naquele momento. Comentou rapidamente dos avanços a que Pentecoste vem tendo nos últimos anos e mencionou que mais obras Pentecoste irá inaugurar nos próximos meses, entre essas obras está a UPA, o matadouro, o galpão da fábrica, que segundo ele irá gerar em torno de 1200 empregos. Falou também da possibilidade da uma grande indústria chinesa vir se instalar aqui em nosso município.
Na continuação dos discursos falaram os deputados João Ananias, Beht House, José Airton, Mauro Filho. Também fez uso da palavra o vece-reitor da UFC e a Secretária de Educação do Estado, Isolda Cela, falando da lutas para que a Escola em questão teve para que pudesse está sendo inaugurada naquele momento.
Por fim, foi à fala do governador. Que entre tantas colocações disse que se sentia honrado por naquele momento está inaugurando uma obra tão importante, como é o caso de uma Escola Profissional. Dizia que quando assumiu seu governo em 2006, não havia uma única escola profissionalizante em todo o Estado do Ceará e depois de 5 anos de seu mandato já é a escola de número 75. O que ficou marcado durante a fala do Governador foi quando ele disse: que todos os que ali estavam não precisavam agradecer a ele, nem a prefeito, nem a qualquer outra pessoa, pois na realidade tudo aquilo que podíamos ver naquele momento nada mais era do que obrigação dos governos oferecerem aos cidadãos. Creio que essa seja a postura de um governo sério que faz as coisas por entender o seu papel em ser de fato representante do povo e não um ditador ou charlatão. O governador citou nessa hora que alguns dos alunos que ali estavam presente o abordaram perguntando se aquela escola tão bonita seria só para quem ia cursar o Ensino Médio. O governador disse que aquele espaço é para a comunidade e, portanto, muitas outras pessoas poderão fazer diversos cursos voltados para o mercado de trabalho. Para ele isso significa que as pessoas estão mais interessadas pelos seus direitos e por isso exigem. Lembrou que ao passar por outros alunos, que por sinal eram da Escola Etelvina exigiu que ele também fizesse reformas na respectiva Escola. E o governador respondeu La na hora que isso também tem que se visto e que já havia falado com os seus assessores sobre essa situação.
Professor Valdeni Cruz
Abaixo você confere algumas fotos fotos tiradas durante a inauguração
|
Alunos aguardando a chegado do Governador |
|
Alunos do Ensino Médio |
|
Pedro Henrique, Gardênia e Josenys |
|
Gardênia, Clemilda, Lila e Josenys |
|
Banda de Música do Município |
|
Prefeito João Bosco |
|
Professor Valdeni, Sec. Isolda, Prof Clayton e Ana Mélia |
|
Sec. Isolda |
|
Cid Gomes no Auditório da Esc. Téc. |
|
Autoridades presentes na hora do discurso |
|
Governador Cid Gomes discursa
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário