-----------------------------------------------------------------------------------
No provável último jogo de Mota, Ceará precisa vencer hoje o Joinville no Castelão e secar rivais para subir
O dia de hoje para o torcedor do Ceará tem tudo para ser de fortes emoções no Castelão. Afinal, a 38ª rodada da Série B promete testar o coração de milhares de alvinegros, que certamente ficarão acelerados com o início do jogo entre o Vovô e o Joinville, às 15h20, apenas a primeira ´parte´ na saga do clube pelo acesso.
Mota se despede do Ceará na partida de hoje, em jogo que pode valer o acesso. FOTO: KID JUNIOR
Simultaneamente, os alvinegros também dividirão suas atenções para outras praças, onde jogarão dois rivais diretos, o Figueirense, em São Paulo, contra o Bragantino, e o Icasa, em Curitiba, contra o Paraná. Afinal, o sonho do acesso também passa por tropeços dos rivais.
Se não bastasse a torcida para que tudo dê certo nos três jogos ao longo dos 90 minutos, o jogo no Castelão pode marcar a despedida de um dos maiores ídolos da história recente do clube: o atacante Mota, que afirmou que não jogará mais pelo Alvinegro.
Assim, é possível projetar muita emoção para a torcida que comparecer hoje ao Castelão e para o atacante no decorrer da partida contra os catarinenses, que já pensam em 2014, sem mais objetivos na Série B.
Foco
Ainda que dedicar uma atenção exclusiva a seu jogo seja difícil, os alvinegros ressaltam que a equipe precisa fazer sua parte primeiro para depois pensar nos outros resultados. "Temos que procurar fazer a nossa parte dentro do Castelão. Os jogadores não podem estar em campo pensando no Figueirense e no Icasa. Terminou o jogo, fazendo a nossa parte, veremos o que aconteceu. Acredito que fazendo a nossa parte, temos muita chance de conseguir o acesso", declarou o treinador.
Forma máxima?
Quando a semana se iniciou, o Sérgio Soares tinha todos os titulares à disposição. Mas com a contusão do goleiro Fernando Henrique na quinta-feira, em treino no Castelão, ele passou a ser dúvida. "Vamos esperar se o Fernando terá condição de jogo. Se ele não puder atuar, joga o Jaílson", disse o treinador.
Garantida mesmo é a volta de Rogerinho, após cumprir suspensão ante o Palmeiras. Ele retorna no lugar de Thiago Humberto. "A equipe que entrará em campo tem a estrutura da que trouxe o Ceará até aqui na briga, e faremos tudo para conquistar o acesso para a torcida", finalizou ele.
SAIBA MAIS
Despedida?
O atacante Mota revelou, durante a semana, sua surpreendente decisão de não jogar mais pelo Ceará. O jogo de hoje contra o Joinville seria seu último pelo Alvinegro. No dia seguinte, a diretoria alvinegra já antecipou que conversará com o atacante para demovê-lo da ideia. "Na segunda, conversaremos com ele para entender o que se passa", informou o vice-presidente do clube, Robinson de Castro
Desejo
Muito seguro de sua decisão, Mota declarou que se despedir do Ceará com um novo acesso - ele esteve na campanha de 2009 - seria algo para levar para a vida toda. "Gostaria de me despedir do Ceará com um acesso. Seria inesquecível comemorar com essa torcida"
Reação permitiu o sonho ao time
Quando iniciou a campanha de recuperação da equipe, ainda na 17ª rodada da Série B, a três do fim do 1º turno, o técnico Sérgio Soares ambicionava chegar à 38ª rodada da Série B, quando jogaria em casa com o Joinville, com chances de acesso.
Técnico Sérgio Soares, desde sua chegada, projetava decidir o acesso na última rodada FOTO: BRUNO GOMES
Por mais que a situação para conquistar o objetivo não seja a ideal, por ter que depender, além de sua vitória, de outros resultados, a equipe se considera premiada por ainda chegar viva na última rodada. Ainda mais para um time que estava na 14ª colocação, a dois pontos do Z-4 quando Soares assumiu.
"Desde quando chegarmos, a ideia era chegar na última rodada com chances, brigando. Evidente que as coisas aconteceram, poderíamos ter entrado no G-4 antes, mas o importante é que podemos conseguir o acesso ao lado do nosso torcedor. O grupo permitiu esta chance".
A oportunidade só foi possível pela campanha da equipe no returno. Após 18 jogos realizados na segunda parte do campeonato, o Ceará tem a 2ª melhor campanha, somando 36 pontos, apenas um a menos que o Palmeiras. O Vovô venceu 11 jogos, empatou três e perdeu quatro, marcando 35 gols e sofrendo 22, somando 66,67 dos pontos.
Joinville está focado na Copa SC
Já sem chances de acesso para a Série A e sem correr risco de rebaixamento, o Joinville - mesmo focado na Copa SC, que dá vaga na Copa do Brasil do ano que vem - garantiu empenho contra o Vovô hoje no Castelão.
O técnico Sérgio Ramirez, em entrevista ao Diário do Nordeste no último dia 26, disse que sua equipe espera terminar a Série B de forma positiva.
"É um torneio importante para nós. Mas queremos terminar com dignidade a Série B. E a exemplo do jogo contra o América/MG, quando também não tínhamos mais chances de acesso, vamos tentar somar os três pontos", relembrou Ramirez.
Quanto ao time que entra em campo, o zagueiro Rafael, ausente no jogo contra o América/MG por causa de uma lesão no joelho, volta ao time.
O goleiro Ivan, que retomou os treinamentos nesta semana depois de se recuperar de estiramento na panturrilha esquerda, foi vetado pelo departamento médico porque ainda sente dores e está sendo poupado para o jogo com o Metropolitano, válido pela Copa SC. "Temos a Copinha que vai dar vaga para Copa do Brasil. A responsabilidade de vencer é nossa. O torcedor, mesmo chateado com a eliminação na Série B, sabe da importância desse título".
Vladimir Marques
Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário