sábado, 18 de fevereiro de 2012














Alunos da UFC fazem projeto para produção mais barata


Alunos do curso de Engenharia Metalúrgica da UFC

Simulações de produção de aço via computador e com menos custos. Com a proposta, os alunos do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará (UFC) ganharam o concurso Virtual Steelmaking Challenge, 6ª edição, realizado pela World Steel Association (Associação Mundial do Aço) em fevereiro.
O resultado: custo de US$ 15,58 por tonelada.

Assim, o projeto da equipe formada por seis alunos ganhou vantagem do segundo lugar por ser US$ 0,15 mais barato. O coordenador do curso de Engenharia Metalúrgica da UFC, Elineudo de Moura, lembra que há 6 anos o curso foi criado na universidade e após a segunda vez inscritos, estudantes da instituição foram vitoriosos.

O torneio, na primeira etapa, teve 650 equipes de 25 países, divididos em cinco regiões: América do Norte, América Latina, Europa, Leste Asiático e Oceania, Oriente Médio-Índia-África.

Após classificação em primeiro lugar na América Latina e conquistado uma das cinco vagas na final do dia 8 de fevereiro, na Bélgica, os estudantes da foram classificados em primeiro lugar na categoria “Students”.

De acordo com Elineudo, o curso tem parcerias com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), para onde são mandados estagiários, além de fazerem intercâmbios em Bruxelas e Rio de janeiro.

“Na simulação, que durou 24 horas, eles utilizaram um programa de computador e foram monitorados pela equipe organizadora”, explica o coordenador.

Um dos ganhadores, Mateus Alves Segundo Paulino, afirma que para o concurso foi exigido uma simulação para 230 toneladas. Com a experiência que adquiriram, eles pensam em criar um forno em escala laboratorial para universidade tentando aproveitar a visibilidade para conseguir investimentos e parceiros para isso.

Inclusive, para a viagem até Bruxelas, onde ocorreu o prêmio, empresas do ramo de aço e o Banco do Nordeste entraram com recurso para ajudar com as despesas. Após o concurso, até o momento não houve nenhuma demanda para alguma indústria, no entanto, receberam reconhecimentos das empresas do segmento.

Para Mateus, no Ceará há grande capacidade na formação dos engenheiros metalurgistas, o que era uma preocupação por parte das empresas.

Serviço

Mais informações sobre o curso de Engenharia Metalúrgica
Mais informações:http://www.ufc.br

FONTE:http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/02/18/noticiasjornaleconomia,2787200/alunos-da-ufc-fazem-projeto-para-producao-mais-barata.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...