quarta-feira, 3 de abril de 2013


Mesmo com impasse, enfermeiros cooperados voltam a trabalhar em hospitais do Estado


Profissionais divergem quanto à qual cooperativa atenderá às unidades de saúde estaduais



Após manifestações e paralisações na última terça-feira (2), 2.222 enfermeiros da Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará (Coopen) voltaram às escalas de trabalho nesta quarta-feira (3), nos hospitais estaduais. Conforme profissionais do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), nesta tarde, a situação no local estava se normalizando e cerca de 80% dos enfermeiros teriam voltado às atividades.
Ainda nesta tarde, acontece no HGF, uma reunião entre a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, a direção do hospital, representantes da Cooperativa dos Trabalhadores Profissionais de Saúde do Ceará (Coosaude), diretores de enfermagem e técnicos de enfermagem.  O encontro visa definir o que será feito com os enfermeiros conveniados a Coopem e está sendo proposto a migração dos profissionais para a Coosaude.
Apesar da proposta, os enfermeiros informam que não desejam aderir a cooperativa. "A gente está trabalhando ilegal e para isso temos que aderir a outra cooperativa. Só que nós não queremos mudar, porque não conhecemos a outra", contou uma enfermeira que não quis se identificar.
O contrato da Coopen finalizou no dia 1º de abril, ocasião em que deveriam assumir enfermeiros da cooperativa vencedora do pregão realizado pelo governo estadual, a Coosaude. Segundo a Coopen, a cooperativa vencedora não teria funcionários suficientes para atender a demanda dos hospitais.
A decisão de retornar ao trabalho foi tomada após reunião relizada na tarde da última terça-feira com Cid Gomes e o secretário da saúde Arruda Bastos, ocasião em que o governador afirmou que irá se reunir com a Procuradoria do Estado para discutir a questão e estipular prazo para a Coosaúde apresentar os cooperados dela. Caso o prazo não seja atendido pela cooperativa, o pregão beneficiará o segundo colocado no processo, a Coopen. "Infelizmente, o edital do pregão não apresentava o prazo de apresentação dos profissionais", diz Nagila Gurgel, presidente da Coopen.
Entretato, a Secretaria de Saúde (Sesa), através da sua assessoria de comunicação, afirma que a "maioria dos profissionais" que voltaram aos trabalhos nesta quarta-feira foram transferidos "automaticamente" para a Coosaude assim que o contrato da cooperativa passou a valer no dia 1º. Essa informação é negada pela Coopen. Segundo a presidente da Coopen, nenhum dos enfermeiros ligados à cooperativa realizou tranferência para a Coosaude. "Cada profissional é dono da sua empresa. Ele faz a mudança por vontade própria. Este não é processo que acontece de forma automática", diz Nágila Gurgel.
De acordo com a Secretaria da Saúde, o pagamento do mês de fevereiro será realizado pelo Governo do Estado, através de depósito nas próprias contas dos enfermeiros. O próximo pagamento será realizado pela cooperativa que for escolhida.
A Redação Web realizou diversas tentativas de contato com a Coosaude, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...